Search
Close this search box.

Wi-Fi 7 é lançado oficialmente e promete ser até quatro vezes mais rápido

A Wi-Fi Alliance lançou oficialmente o Wi-Fi 7, um novo padrão de conexão sem fio que promete ganhos significativos de eficiência e velocidade em relação ao Wi-Fi 6E. Com as especificações concluídas, a Wi-Fi Alliance passará a certificar aparelhos que usem o novo padrão, garantindo a interoperabilidade entre eles.

O anúncio do Wi-Fi 7 foi feito na CES 2024, em Las Vegas (EUA), e a Wi-Fi Alliance estima que mais de 233 milhões de dispositivos com o padrão devem entrar no mercado em 2024, chegando a 2,1 bilhões em 2028. Embora alguns produtos já tenham sido lançados com Wi-Fi 7, a certificação é apenas uma garantia de que tudo deve funcionar como o esperado, mesmo para produtos que não recebam a nova certificação.

Wi-Fi 7: Novidades Tecnológicas

O Wi-Fi 7 está chegando ao mercado com a promessa de entregar velocidades de conexão sem fio entre 40 Gb/s e 46 Gb/s, um grande avanço em relação ao Wi-Fi 6, que alcança 9,6 Gb/s. Para alcançar essa velocidade, o novo padrão de conexão sem fio está trazendo algumas novidades tecnológicas.

Uma das novidades é o uso de canais de 320 Hz, que são mais amplos do que os de 160 Hz do Wi-Fi 6 e os 80 Hz do Wi-Fi 5. Além disso, o Wi-Fi 7 utiliza uma banda de 6 GHz, permitindo melhor funcionamento em locais com congestionamento de sinal. Essa banda não é inédita, pois já era utilizada pelo Wi-Fi 6E. As bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, já usadas por versões anteriores do Wi-Fi, continuam presentes.

Outra novidade do Wi-Fi 7 é a operação Multi-Link, que permite que um mesmo dispositivo se conecte simultaneamente usando mais de uma frequência, obtendo mais velocidade, estabilidade e latência menor. Além disso, o novo padrão de conexão sem fio utiliza a modulação 4K QAM, que permite que mais dados sejam transmitidos em cada sinal, aumentando a transferência de dados.

O Wi-Fi 7 também traz melhorias em termos de segurança. Assim como o Wi-Fi 6, ele utiliza criptografia no padrão WPA3, mais seguro do que o WPA2 das versões anteriores. Com essas novidades tecnológicas, o Wi-Fi 7 deve ajudar em aplicações como transmissão de vídeos em 8K, realidade virtual, jogos online, transmissão de arquivos e uso industrial.

Com essas melhorias, o Wi-Fi 7 está se tornando uma opção cada vez mais atraente para quem busca alta velocidade e segurança na conexão sem fio.

Foto de Misha Feshchak na Unsplash

Vinicius Junior

Vinicius Junior

Entusiasta da comunicação, Vinicius é Analista de TI e colaborador na revisão dos artigos deste blog, os quais são gerados por IA.